Mons. Pivarunas - Homilia da Festa da Purificação

04/02/2022

Feast of the Purification: Solemn High Mass (Dom Pivarunas)

Em 2 de fevereiro de 2022, Sua Exª Revmª, o bispo Pivarunas, promunciou a homilia da missa da festa da Purificação de Nossa Senhora. Esta é também conhecida como a festa de Nossa Senhora da Candelária, em que se abençôam velas feitas de cera de abelha genuína, que são aquelas que sustentarão os cristãos que as tiverem acesas durante os dias de trevas que precederão os últimos fatos do fim dos tempos, preditos em várias passagens do Antigo e do Novo Testamento (Ex 10, 22 / Sofonias 1, 15 / Isaías 26, 20-21 / São Mateus 24, 29 / Apocalipse 6, 12-17 / Joel 2, 10-11 e 31-32 e Joel 2, 2 / Ezequiel 32, 7 / Ezequiel 34, 12), bem como em algumas profecias reconhecidas pela Igreja, como aquelas das beatas Anna Maria Taigi e Maria Valtorta, e visões de Padre Pio de Pietrelcina.

A seguir, a tradução livre da homilia de S.E.R. Dom Pivarunas.

Sobre a Purificação, há dois tópicos particulares sobre os quais Dom Pivarunas abordou:

(1º) Qual o propósito da apresentação de Cristo no Templo?

Esta foi uma cerimônia determinada a Moisés no Antigo Testamento. Quando Deus foi libertar os hebreus da escravidão no Egito, enviou pragas em sequência, pois Faraó dizia "fale a seu Deus para levantar a praga que os libertarei, que vocês podem ir", mas, depois, sempre mudava de ideia e voltava atrás.

Quando da praga final a flagelar os egípcios, diante do endurecimento de Faraó, Deus falou a Moisés: diga a minhas crianças (crianças no sentido das "crianças de Deus", os hebreus) para tomarem um cordeiro sem manchas, oferecerem-no em sacrifício, e marcarem suas portas (portais das portas, door dorset) com o sangue do cordeiro sacrificial. E o Anjo da Morte iria estar naquelas terras egípcias (para perpetrar o flagelo de Deus), e iria poupar àquelas casas cujas portas estivessem marcadas com o sangue do cordeiro sacrificial. Mas, aos egípcios, o Anjo da Morte iria subtrair (tirar a vida) de cada primogênito.

A morte dos primogênitos dos egípcios foi a praga final, aquela que logrou convencer Faraó a libertar os egípcios.

No entanto, os primogênitos dos hebreus foram poupados. E em memória deste grande favor de Deus, Deus mesmo demandou de Moisés: "fale a minhas crianças para que sempre consagrem e ofereçam seus primogênitos a mim".

E esta tradição perdurou de geração em geração.

Assim, quando Nosso Senhor Jesus Cristo nasceu, foi levado ao Templo de Jerusalém para ser oferecido como primogênito a Deus.

Neste ponto, Monsenhor Pivarunas chama atenção para a ignorância frequente sobre o Evangelho dos que dizem que, se Jesus foi oferecido como "primogênito", é que deveria ter outros irmãos.

Não: a Santíssima Virgem foi e é sempre virgem. E o título de "primogênito" era dado ao primeiro filho mesmo que este fosse o único filho.

E esta cerimônia dedicada à Purificação da Santíssima Virgem, da apresentação de Jesus no Templo, reflete como Deus - que prometeu ao bem-aventurado Simeão que ele não morreria sem ver o Messias - fez cumprir tal profecia. (Ver S. Lucas, 2, 25-32)

Por inspiração do Divino Espírito Santo, Simeão foi ao Templo naquele dia e, então, cumpriu-se a profecia.

Simeão também profetizou sobre Jesus naquele mesmo dia de Sua apresentação no Templo (S. Lucas 2, 34-35).

Simeão reconheceu Jesus como o Messias e, pegando-o nos braços, dirigiu-se a Deus, dizendo: "Agora, Meu Senhor, podes liberar Teu servo, porque meus olhos já viram a minha salvação". (Ver S. Lucas 2, 25-32).

E Simeão chamou a Jesus "Luz dos Gentios".

É por esta razão que há velas neste dia: porque as velas são um símbolo de Jesus Cristo.

Sabemos que Jesus é verdadeiro Deus e verdadeiro Homem. Uma só pessoa e duas naturezas.

A cera de que é feita a vela provém de abelhas, e se trata de abelhas virgens.

Por isso que se diz que o corpo de Jesus veio de Maria Virgem; então, abelhas virgens produzem a cera para essas velas, para confeccionar essas velas.

A cera (proveniente de abelhas virgens) representa o corpo de Cristo.

O pavio da vela (the candle-wick) representa a alma de Nosso Senhor.

E finalmente, a luz da vela representa a divindade de Cristo.

Sempre que vemos uma vela (acesa), somos levados a nos lembrar de Cristo, a Luz do Mundo, que dissipou as trevas em que o mundo estava mergulhado.

5:07

Em nossas cerimônias, como a da Santa Missa, há 6 velas no altar.

Quando não há missa, e ao virmos à capela, há uma vela no centro do altar, a qual demonstra a presença de Cristo no altar.

Quando entramos na Igreja, e está tudo escuro, mas vemos o brilho de uma vela queimando no centro do altar, isso representa que Cristo está no tabernáculo.

E, com a vela, somos advertidos de que, assim como somente Jesus é a Luz do mundo, da mesma forma, Jesus quer que todos também sejamos luzes no mundo.

É por esta razão que, no batismo da criança, o sacerdote dá aos padrinhos uma vela.

E, quando adultos, recebemos a luz da vela.

Porque Jesus diz a nós, como disse a seus apóstolos e discípulos: você é a luz no mundo.

Faz tua luz brilhar diante dos homens, e eles verão a misericórdia de Deus, e glorificarão seu Pai no Céu.

Nunca subestimemos a importância e o poder do bom exemplo.

6:27

Como a história de São Francisco de Assis, que estava entrando em uma cidade com um de seus irmãos frades. E o frade disse:

"Padre Francisco, (?) nas mãos, um escapulário... e eles andaram pela cidade, de uma ponta a outra.

E o frade disse:

"Padre Francisco, pensei que iríamos pregar ali."

E São Francisco respondeu:

"Mas nós pregamos. Somente com nosso exemplo de pobreza e humildade, "esse foi o cerne" (?)

É como mencionamos antes sobre a importância de que todos demos testemunho sendo (ao sermos) um bom exemplo.

As pessoas, sabendo que somos católicos, que seguimos a Cristo, isso deve refletir em tudo o que fazemos.

É inaceitável, por exemplo, que qualquer um que se diga católico use má linguagem. Especialmente relacionado ao Nome de Deus. A má linguagem deve ser erradicada, porque isso ofende a Deus.

7:46

E não somente quanto a usar o nome de Deus ou de Jesus Cristo, mas qualquer (?).

Você pode dizer "isso não é importante", mas se trata de um mau exemplo.

Como católicos, temos que fazer o melhor (?).

A mesma coisa em relação às nossas outras ações.

Devemos ser bem dispostos para com nosso próximo; devemos ser obedientes a nossos pais e às leis.

Devemos ser respeitosos.

Quando você é desrespeitoso ou desobediente, dá mau exemplo àqueles que o vêem.

E, o mais importante: lembre sempre que não importa o que fazemos, Deus está nos vendo. E é isso que realmente importa, porque, quando morrermos ao fim desta breve vida, teremos que prestar contas de tudo o que temos falamos, o que temos pensado, e sobre o que fizemos; daremos conta acerca de tudo, tudo. Inclusive acerca de tudo o que omitimos.

Quão importante é, pois, guardar sempre na mente a presença de Deus. (Manter-se sempre em presença de Deus).

E devemos tentar mostrar nosso amor a Deus conhecendo-o e servindo-o, e tentando ser aquele bom exemplo (que Ele espera).

9:12

Nosso Senhor disse "deixa tua luz brilhar diante do homem" e, por outro lado, Nosso Senhor também disse (?).

...(?)...

"Ei, vejam todos o que estou fazendo!"

Temos que ter aquela pura intenção para com Deus. E quando fazemos as coisas por Deus, e não por nós mesmos, nosso próximo saberá exatamente, e poderá ficar inspirado.

Ele, nosso próximo, poderá pensar: "Uau! Aquela pessoa verdadeiramente acredita no que professa."

(?)

9:51

Há sempre (?) ...: tuas ações falam mais alto que tuas palavras.

Então, quando imaginamos que as velas que estamos abençoando hoje representam Cristo, também devemos pensar em sermos luz no mundo.

Lembrem-se de que as velas que vocês têm estão abençoadas, são sacramentais.

Então, aqueles pais que têm crianças pequenas, certifiquem-se de que ..

10:16 (?) 10:34

As velas são abençoados objetos (piedosos) de devoção (10:34)... ?

Sabendo que as velas simbolizam Cristo, devemos usá-las sempre que houver algo como uma tempestade... ou sempre que estejamos atravessando alguma espécie de crise espiritual. Nessas ocasiões, acenda a vela.

Também devemos saber que (?) velas acesas em frente à estátua de Nossa Senhora e de São José, e também diante da "Pietá" (Maria segurando Jesus depois de descê-lo da cruz).

Podemos estar sempre rezando, a todo momento, e acender uma vela para honrar Nossa Santa Mãe e São José, e acender uma vela como um desejo de continuar nossas preces e nossas petições pela intercessão de Nossa Senhora e de São José.

Esse é o motivo de mantermos também mais duas velas.

Sabemos, pois, como a Igreja compreende, de forma maravilhosa, nosso potencial de entender e saber coisas a partir do que vemos e a partir do que percebemos. Essa é a razão por que temos esses lindos objetos chamados sacramentais.

Nossa Mãe (a Igreja) sabe, portanto, quão encantadoramente tomamos estas velas abençoadas por símbolo de Cristo.

Então, neste caso da Purificação, sabemos que, hoje, da (?) (11:50) transição do tempo do Santo Natal para o santo tempo da Quaresma.

De modo que, ao celebrarmos a Purificação, também somos lembramos das palavras do Santo Simeão:

"Esta criança", disse Simeão, "está destinada ao soerguimento e à queda de muitos em Israel, e a ser símbolo de contradição. E uma espada trespassará a tua alma!". (Lucas 2, 34-35)

Nossa Senhora teve uma alegria ao apresentar Jesus no Templo, e que tenha Simeão O reconhecido como o Messias de Deus, mas ela também teve sua alma trespassada pela dor ao saber que aquela criancinha, seu Filho, redimiria o homem pelo Seu sofrimento e pela Sua morte.

Na vida, há muitas alegrias e tristezas, mas lembre-se sempre de que (?) (12:54) ... lágrimas.

Nossa Santa Mãe, que teve a alma trespassada por uma espada, tem parte regular sempre: sempre quando há alegrias, mas também, sempre quando há tristezas.

Então, peçamos à nossa Santa Mãe que nos ajude sempre, e peçamos a ela para velar por nós, que seja nossa Mãe espiritual e que nos sustente, não somente nas alegrias da vida, mas especialmente, nas tristezas da vida.

Mais uma vez: seja luz no mundo, seja um bom exemplo.

Lembre-se de que, durante esta missa, desde o "Sanctus" até a santa comunhão do sacerdote, quando este come o corpo de Cristo e lhe bebe o Preciosíssimo Sangue, suas velas devem (?) (13:38)...

Sejam cuidadosos quando segurarem as velas ... (?) (13:48) não se distraiam...

Prestem atenção em Jesus Cristo no altar.

(13:57) Lembremo-nos da luz das velas porque ... Jesus, do altar ... ?.

(Jesus desce do altar assim como desceu da cruz ...?)

Então, novamente (a instrução de Dom Pivarunas para a missa): acendam as velas do "Sanctus" até o final da comunhão do sacerdote.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Virgo Prudentíssima Inteligência Católica, Educação & Produções
Caixa Postal nº #, CEP 72.000-000 - Brasília/DF
Cel (Telegram) + 55 (61) 9 9178-1435 
Entre no Canal Telegram Terra de Santa Cruz 
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora